terça-feira, 4 de setembro de 2012

Diga-me com quem andas

Estamos em meio a corrida eleitoral. Em alguns momentos o período me faz lembrar uma corrida de automóveis, sim, a corrida maluca, com Dick Vigarista, Muttley e Cia. É uma pena que eu não possa (por questões éticas e jurídicas) "dar nomes aos bois" e apontar quem são alguns mocinhos travestidos e vigaristas disfarçados desta corrida da vida real. Mas posso dizer, o que tem de "mão boba" solta por aí.

Vamos às ideias. Eu gostaria de propor que os candidatos tornassem público, no seu plano de governo, quais são as pessoas que fazem parte de sua base aliada e quais são seus estrategistas de campanha. Somados à esses, seria oportuno saber quem são as pessoas que irão ocupar seu primeiro escalão, caso eleitos. Me interessa saber muito quem está nos planos destes homens e mulheres para ocupar as cadeiras de secretário de Educação, Esporte, Saúde, Planejamento, Agricultura, etc.

Tenho certeza que muito voto, e apoio, seria alterado após saber desta informação. Outra dica seria divulgar o currículo destes "companheiros", sua formação escolar, sua ficha corrida. De posse de tão rica informação seria possível afirmar que fiz minha escolha de forma a obedecer alguns princípios éticos e morais.

Como sei que esta missão é quase utópica, sugiro então o caminho inverso. Eu proponho que cada cidadão busque a informação acerca dos candidatos. Em tempos não tão distantes esta tarefa sugaria uma boa parte da energia, hoje nem tanto. Sugiro uma conferida no site do TRE de seu Estado. Se preferir vá direto ao site do TSE (www.tse.jus.br).  Neste é possível ter acesso a um grande número de informações acerca dos postulantes a cargo público.

Outra dica valiosa é ouvir os programas eleitorais. Nestes, se ouvidos com isenção e interesse, pode-se capturar algumas ideias dos candidatos e avalia-las, afim de caracterizar se a promessa é viável ou se depende de um milagre dos céus para ocorrer. Em caso de reeleição do mandatário, uma análise da equipe de governo e seu desempenho ajuda bastante, afinal, quando o time joga mal, a torcida briga para substituição do técnico, quando joga bem os louvores da glória lhe conduzem ao trono.





Um comentário:

  1. o time de cada candidato deveria ser votado junto, não deveríamos escolher só quem sera o prefeito e vice, e sim todo o time, pois o técnico do time pode ter ótimas ideias, mas se o time não for bom vai tudo por água a baixo... votando toda em todo o time evitaria que depois de eleito o cabra coloque pessoas sem capacidade, apenas por promessas de campanhas....

    ResponderExcluir