quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Luta pela vida

Hoje (01 de dezembro) é o dia mundial de combate à AIDS. Um dia, um momento, para aproveitarmos e reciclarmos nosso conhecimento sobre a doença e canalizar nossos esforços no auxílio a seu combate. Profissionais da saúde do mundo inteiro, jornalistas, entidades sociais e governamentais aproveitam a data de hoje para reforçar os trabalhos de conscientização e prevenção.

Em alguns municípios, e (infelizmente) Mondaí é um deles, a data sequer foi lembrada, salvo pelo trabalho jornalístico que a Rádio Porto Feliz e este blog desenvolve. Talvez seja porque as pessoas tem a falsa impressão de que não é necessário um trabalho de combate a doença. Eis o "x" da questão. Me perdoem o termo, mas tem muita gente estúpida que acha que combater a AIDS e tantas outras doenças graves só é possível quando se tem incidência da doença. Gente, para ajudar combater doenças graves como a AIDS só existe uma estratégia: INFORMAÇÃO E PREVENÇÃO!

Após contraído o HIV e desenvolvimento da doença,existe tratamento, não combate. 

Mas, se por um lado o dia passou despercebido, por outro temos exemplos belíssimos de pessoas se mobilizando, distribuindo informação e preservativos, em sinal de prevenção. Esse é o espírito.

AIDS

Assim pega:
- Sexo na vagina sem camisinha;
- Sexo oral sem camisinha;
- Sexo anal sem camisinha;
- Uso de seringa por mais de uma pessoa;
- Transfusão de sangue contaminado;
- Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação;
- Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados;

Assim não pega:
- Sexo desde que se use corretamente a camisinha;
- Masturbação a dois;
- Beijo no rosto ou na boca;
- Suor e lágrima;
-Picada de inseto;
- Aperto de mão ou abraço;
- Sabonete/toalha/lençóis;
- Talheres/copos;
- Assento de ônibus;
- Piscina;
- Banheiro;
- Doação de sangue;
- Pelo ar;

Todos juntos, com informação, conhecimento e força de vontade podemos mudar o quadro e garantir a saúde de nossos namorados, amigos e familiares. Em defesa da vida, previna-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário