terça-feira, 29 de novembro de 2011

Vietato Blasfemi

Há 8 anos passei por uma experiência profissional fora do país, na Itália. Lá tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre um povo que, para moradores do sul do Brasil, não é tão estranho assim, afinal nossa colonização é predominantemente Italiana e Alemã. Das várias situações vividas no velho mundo, uma, em especial, me chamou a atenção. Aquele comportamento dos imigrantes Italianos de, em qualquer situação adversa (e até para exaltar algo), usar de palavrões, é comum e não causa estranheza nenhuma na Itália.

Sim, tão comum quanto qualquer outro cumprimento. P... Dio! Os xingamentos são tantos que, em determinados departamentos de grande circulação de pessoas (bancos, correio, prefeitura) é comum você encontrar um placa com os dizeres: Vietato Blasfemi! (proibido blasfemar).

Abaixo um video de um apresentador de televisão Italiano que, durante as gravações, ilustra bem o que quero dizer. O nome deste "gringon" é Germano Mosconi e é conhecido na Itália inteira pelo seu jeito, digamos, característico, de blasfemar.
O palavrão aqui virou piada e perdeu seu sentido de xingamento. Vale a pena rir da animação com a a narrativa dele no fim do video. P...Dio, corti!

Nenhum comentário:

Postar um comentário