quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Clamor do povo

Em um trabalho que a Rádio Porto Feliz (www.portofeliz.am.br) está fazendo desde 07 de outubro do ano passado, acerca das Eleições 2012, foram abordados diversos temas sobre o pleito que escolherá nossos representantes. De todas estas ações, uma, em especial, me chamou a atenção.

Uma pesquisa de opinião realizada ainda no mês de outubro passado pediu a opinião do povo quanto a possíveis candidatos a prefeito. Os dois mais votados na pesquisa em questão são os atuais candidatos. Seus candidatos a vice também foram lembrados na pesquisa.  Descartando estas 4 pessoas que estão concorrendo pela majoritária (até porque já se ventilava na imprensa a possibilidade de virem a concorrer), restaram nomes dos mais diversos. Empresários, vereadores, radialistas, profissionais liberais. Eu mesmo recebi alguns votos.

O propósito da pesquisa não era saber quem venceria, até porque é um lógica que atuais políticos e pessoas fortemente ligadas a política fossem as mais lembradas. O maior aproveitamento, na minha opinião, são aqueles que foram lembrados sem nunca sequer ter se envolvido, ou seja, sem ligação partidária.

Penso que os partidos políticos deviam trabalhar suas estratégias desta maneira. Ouvir o povo muito antes de habilitar seus candidatos. Ter esse feedback seria ótimo, afinal, em um trabalho desta natureza o povo indicaria pessoas para representá-lo. 

Opa, será que não é essa a essência da democracia? 

Vos digo mais, tal prática facilitaria a vida dos partidos e, de quebra, não forçaria o eleitor a engolir a seco alguns candidatos que temos por aí.

Um comentário:

  1. O problema é que as pessoas que o povo quer como seus representantes são pessoas honestas, sem maldade, que não fazer falcatruas, então estas pessoas são barradas pelos grandes políticos que estão por traz de tudo que só estão na política para defenderem os interesses próprios e não os interesses da comunidade.

    ResponderExcluir