Número de leitores caiu 9,1% no país em quatro anos, segundo pesquisa;
Dados da edição de 2012 da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pela Fundação Pró-Livro e pelo Ibope Inteligência, mostram que os brasileiros estão cada vez mais trocando o hábito de ler jornais, revistas, livros e textos na internet por atividades como ver televisão, assistir a filmes em DVD, reunir-se com amigos e família e navegar na rede de computadores por diversão.
A pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (28), revelou uma queda no número de leitores no país: de 95,6 milhões, registrada em 2007, para 88,2 milhões, com dados de 2011. O índice representa uma queda de 9,1% no universo de leitores ao mesmo tempo em que a população cresceu 2,9% neste período.
Foram entrevistadas para a pesquisa 5.012 pessoas em 315 municípios brasileiros entre 11 de junho e 3 de julho de 2011. Os entrevistadores classificam como leitores quem leu pelo menos um livro nos três meses anteriores à pesquisa. O resultado de 88,2 milhões de leitores corresponde a 50% da população total de brasileiros com 5 anos ou mais (178 milhões).
Pesquisas, estatísticas e números nos revelam muita coisa. É possível tirar várias conclusões e até possíveis causas da "desaceleração" no hábito da leitura, mas o fato é que o livro é um artigo que perde, pouco a pouco, seu valor. Mas esse pouco a pouco vai culminar com a "morte do livro"? Duvido.
A pesquisa ainda revelou que as mulheres leem mais que os homens e que a faixa etária que mais lê é entre 30 e 39 anos. Que estamos cada vez mais preguiçosos para a leitura, disso eu não tenho dúvidas. Que outras formas de se obter informação e diversão são mais intuitivas e mais "fáceis" também não há dúvida. Mas o que ocorre então?
Acho que um dos fatores que mais influenciam no hábito da leitura é o fator educação. Você precisa educar as pessoas, ensina-las a gostar de ler. É preciso semear que ler é muito prazeroso. Nas escolas, em casa, no trabalho, basta que a leitura passe a ser assunto para que o livro volte a ser lembrado.
Agora, meus amigos, um dos dados da pesquisa que mais me chamou a atenção foi a distribuição dos leitores pelo Brasil. Nossa região Sul é a última colocada, quando o quesito "penetração de leitura".
Confira o resultado:
Este é um dado que, sinceramente me surpreendeu. Sempre achei que, por influencia da colonização dos 3 Estados do Sul (com influencia Européia muito forte) pudesse trazer consigo alguns hábitos comuns aos Europeus, dentre eles, o da leitura.
Estaríamos nós sulinos caindo na graça do BBB e esquecendo de alimentar nossas mentes com algo um pouco mais "nutritivo"?

Nenhum comentário:
Postar um comentário