Já diz a máxima da comunicação: -tens dois ouvidos e uma só boca, então, ouça o dobro daquilo que falas!
É comum numa roda de bate-papo discutir sobre qualquer assunto, de futebol à biomedicina. O interessante é como nos atrevemos, por vezes, discutir e opinar sobre o que não sabemos, ou conhecemos. Ah, mas claro, de médico, advogado e louco todo mundo tem um pouco.
E como tem doutor em diversas áreas. Tem gente por aí que merecia o codinome "enciclopédia" de tanto que sabe. Claro que estou ironizando. O fato é que, por vezes, nos metemos a comentar e até palestrar sobre algo que, efetivamente, não conhecemos. E pior, não conhecemos nem superficialmente. É claro que ninguém é dono da verdade e nem tampouco existirá alguém que saiba tudo. Mas opinar sem saber do que se trata é um hábito muito feio.
Carroça vazia! É assim que deveria ser chamado o cidadão que muito fala e pouco sabe, pois é igual a uma carroça vazia, se ouve de longe, mas não traz nada consigo. A oposta, cheia, faz pouco barulho e vem recheada.
Talvez quem esteja lendo se pergunte: -mas esse cara não é a própria carroça vazia?
Até eu me pergunto se não sou, afinal, quem nunca discutiu um assunto sem saber "em que terreno pisava". Eu já, por isso exercito a audição a cada dia que passa e pretendo ser um eterno aprendiz. Mas tem um porém, só dou ouvidos a quem julgo ser carroça cheia.
SÁBIAS PALAVRAS ...ABRAÇO
ResponderExcluir