Acabo de ler novamente um artigo do economista Claudio de Moura Castro, publicado na revista Veja de 10 de Janeiro e que aborda um assunto bem interessante: a falta de hábito de leitura do Brasileiro. Moura Castro aborda o assunto de uma forma diferente, de um ângulo que, confesso, nunca havia observado. O título do artigo é: -Onde comprar estantes de livros?
O autor conta sua própria história e se remete ao ano de 1970, quando este retornava ao Brasil e se estabeleceria no Rio de Janeiro. Castro relata a dificuldade que teve para comprar uma estante de livros para sua casa. Tanto foi que acabou por construir sua própria estante, usando duas escadas, destas de subir em postes, e taboas.
Em pleno 2012 ele resolveu de usar da tecnologia e buscar novamente o artigo, desta vez usando a internet. Varreu lojas virtuais conceituadas e não achou um único artigo, salvo aquelas estantes de aço multiuso, que são adaptadas para bibliotecas. Claudio Castro faz uma relação interessante entre o hábito de ler do Brasileiro, de comprar livros e de onde guardá-los.
Há quem diga que ler é um passatempo, como qualquer outro, mas discordo e faço uso de dados levantados pelo professor Castro para afirmar, com certeza, que não.
-Uma pesquisa em 27 países mostrou que a biblioteca familiar se correlaciona mais com bons resultados educação do que na própria escolaridade dos pais. Ainda segundo a pesquisa, uma biblioteca de 500 livros se associa a acréscimos de escolaridade que vão de três a sete anos. E tem mais, leitores mais assíduos visitam mais museus, fotografam mais e até praticam mais esportes.
Estes são apenas alguns dos benefícios mensuráveis da boa leitura. Somam-se a estes outros tantos que sequer podemos avaliar, mas que estão relacionados com um hábito que ainda é muito tímido no Brasil. Aqui lemos 1,8 livros (média) por habitante/ano. Resultado pífio se compararmos com os Islandeses, que leem em média 8 livros/ano. Nossos vizinhos colombianos, por exemplo leem 2,4 livros/ano.
É hora de mudarmos esta realidade. Vamos introduzir este hábito em nossas vidas, no dia-a-dia de nossas casas e trabalho. O resultado pode tardar, mas chega, e seremos gratos quanto ele vier.
Encontrei o artigo do Professor Claudio de Moura Castro original (digitalizado). Eis o link: http://tudosobreleitura.blogspot.com/2012/01/onde-comprar-estantes-de-livros.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário