sexta-feira, 19 de julho de 2013

A procura da felicidade

Nesta semana vivenciei, junto com minha família, uma experiencia inédita. Tivemos a oportunidade de conhecer um amigo, morador da cidade de Alcoi, província de Alicante, Costa do mar Mediterrâneo, Espanha. Este cidadão espanhol está em solo Brasileiro a cerca de 15 dias e veio conhecer não só o Brasil, mas o continente americano.
Carla, Fernanda Paco e Matheus

Fernanda curtindo as fotos de Paco no Facebook
Francisco Domínguez, vulgo Paco, (na Espanha é comum o nome Francisco ser chamado Paco, assim como Francisco recebe o apelido de Chico no Brasil), está há quase 60 dias em uma jornada que iniciou por Buenos Aires e deve se encerrar no estado americano do Alasca. O detalhe é as circunstâncias desta grande aventura. Paco irá se aventurar de bicicleta. A expedição Tres Americas En Bici pretende percorrer mais de 60 mil Km, e, como o próprio nome sugere, passará pelas três Américas (Sul, Central e Norte). O itinerário de Paco não está definido, porém, deve contemplar dois pontos extremos da America, a Terra do Fogo (Ushuaia-AR) ponto habitado mais ao sul do mundo, conhecido como "Fim do Mundo" e o extremo norte, no Estado do Alasca - Estados Unidos. No "meio" desta aventura toda estão passagens pelas costas dos países latinos do pacífico ao atlântico. Na America do Sul Paco Domínguez irá visitar Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, Venezuela, Bolívia e Colômbia. 
A sala de ensaio virou apartamento

Em terras tupiniquins o aventureiro iniciou o roteiro por Foz do Iguaçu (onde conheceu as Cataratas do Iguaçú) e "desceu" sentido oeste catarinense. Nesta região Paco teve sua parada mais longa desde o início da viagem em Itapiranga, onde teve seu primeiro contato com a hospitalidade Brasileira, segundo palavras do amigo. Seu objetivo na cidade era descansar para, posteriormente visitar o Salto do Yucumã. Acabou conhecendo uma família de amigos (Adilson e Liane) que o acolheram por cinco dias e realizaram um tour pelas belezas de Itapiranga, além de levar o aventureiro até o tão esperado Salto do Yucumã. Através dos amigos Adilson e Liane é que Paco mudou o roteiro e chegou até Mondaí, na segunda-feira (15/07/2013), às 14h30min. Aqui teve como anfitrião este e minha família. Do mesmo modo levamos Paco a um breve passeio pela cidade, conhecendo algumas de nossas belezas naturais e aprendendo um pouco mais sobre a história da colonização do oeste catarinense.

Troca de experiências

Amigos reunidos para receber o amigo
Após um breve passeio pela cidade Paco foi recebido em minha residência, onde pudemos iniciar uma rica troca de experiências. Um bate papo com alto grau de conhecimento para ambos, o início de uma amizade. Naquela noite o Moto Grupo Ih...Legais de Mondaí preparou uma recepção ao amigo, regada a boa conversa e um suculento churrasco, preparado por meu Pai, Roque Imhoff. Após a confraternização meu ilustre hóspede e eu retornamos para minha casa e, tome conversa. 

Este cidadão Espanhol, de 44 anos (completa 45 no próximo dia 22/09), é uma pessoa que até 05 anos atrás poderia ser chamado de "normal". Explico porque o termo normal está entre aspas e porque no tempo verbal passado.

Em entrevista à Rádio Porto Feliz
Paco Domínguez trabalhava há 22 anos em uma empresa têxtil da cidade de Alcoi. Nesta empresa desempenhava a função de atendente comercial. Sua jornada de trabalho se resumia em atender os clientes e cadastrar novos pedidos de venda. Segundo Paco, a rotina de trabalho estava o deixando depressivo e estressado. Paco possuía residencia fixa (de sua propriedade), carro, emprego. Todos os pre-requisitos para um cidadão "normal". Paco porém sempre sonhou com o conhecimento adquirido através de viagens e passeios. Há cerca de 05 anos tomou a decisão de mudar sua realidade e desde então iniciou seu planejamento. Decidiu que se aventuraria ao melhor estilo nômade pela America. O continente foi escolhido pela diversidade cultural e as belezas naturais. Paco já havia estado no Peru há 12 anos. A bicicleta foi escolhida por ser um veículo comum, barato e que se identifica mais com as pessoas. A mesma viagem, segundo Paco, em um automóvel, perderia todo o sentido.
Hora de se despedir
O mundo lhe aguarda

Sonhos podem ser metas

Um último registro em Mondaí
Paco estava decidido, iria mudar sua vida. Sua família, em misto de preocupação e apoio, respeitaram a vontade e apoiaram a iniciativa. Após 05 anos de trabalho para que as reservas financeiras fossem levantadas iniciava a jornada em duas rodas. Rompiam-se as correntes que prendiam Paco a uma rotina comoda e iniciava-se uma grande conquista.

É cedo para avaliar a aventura de Paco, uma vez que está apenas dois meses de uma jornada que deve se estender por 04 anos, porém, o grande feito de Paco não é necessariamente o palpável, o conhecimento que irá adquirir e nem os lugares que visitará. O grande feito é a atitude deste homem que teve coragem suficiente para mudar o próprio destino e reescrever sua história. Como quem está em uma ilha, com farta comida e bebida, porém só, Paco lançou-se ao mar em busca do novo, da praia. 

Ele pode retornar ao final da jornada e não mais ter uma vida financeira estável, pode não ter mais emprego, mas coragem, determinação e amizade lhe sobrarão. E quem dispõem destas qualidades é um homem feliz, e sendo, Paco já terá atingido seu objetivo.
A última cena deste capítulo chamado Mondaí, próximo destino, Frederico Westphalen-RS
Acompanhe a jornada de Paco domingues pelo Facebook (https://www.facebook.com/tresamericas.enbici.7?fref=ts) ou pela home page http://www.tresamericasenbici.com

Um comentário:

  1. Baita coragem mesmo. Até a " terra do fogo" , essa to curioso pra ver. De moto já é puchado e com muitos contratempos .Parabéns a ele, e parabéns a vc pelo belo texto

    ResponderExcluir