terça-feira, 26 de junho de 2012

Ensinamentos

A primeira escola é o lar. Os primeiros e eternos professores, os pais. Ponto. Há quem fique dizendo por aí que educação é com os professores na escola. Também é. Mas valores morais, éticos, o bom caráter, ou seja, o alicerce do indivíduo, este cabe a nós pais. Aos mestres da escola cabe a dura tarefa de de repassar o conhecimento técnico. Eu sei que os mestres da escola estão cada vez mais pais e mães das crianças, eu sei, e inclusive "tiro meu chapéu" a eles, por suportarem esta carga que, na minha opinião, não é deles.

Mas o fato é que os pais devem ser o espelho, o exemplo. Como posso exigir de meu filho boas maneiras se eu não as tenho? Como posso exigir cordialidade, educação, pontualidade, esforço, se eu não faço? E como tem maus exemplos. Nós pais, por vezes, somos uns tremendos maus exemplos, embora saibamos que estamos sendo seguidos.

Se existe uma forma de mudarmos o mundo, sermos melhores como pessoas, reduzir as diferenças entre os povos e crescermos socialmente, esta fórmula conta com a educação. Nossos filhos podem, e serão, melhores que nós, mas para isso precisamos lapidar nosso diamante para que ele possa brilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário