quarta-feira, 16 de maio de 2012

Use sem moderação

Um especialista em genética humana, o Italiano Edoardo Boncinelli, que se especializou em longevidade humana e que palestrou no último dia 20 de Abril para alunos da  PUC-PR, em Curitiba, relatou que, em um futuro próximo, viveremos 120 anos. O fator para a alteração da expectativa de vida, segundo ele, está nas alterações genéticas.

Edoardo Boncinelli
De acordo com Boncinelli, estudos já concluíram (ainda na década de 70) que era possível alterar os genes para evitar "falhas" no corpo humano. Os cientistas da época, porém, acordaram que tais experimentos não iriam utilizar de nossa espécie para comprovação científica. Conforme o geneticista e professor da Universitá Vita-Salute San Raffaele, na Itália, estudos com genes de vermes já comprovaram que é possível até triplicar seu tempo de vida fazendo uso de alterações genéticas que possam assegurar que o organismo se proteja  e reaja mais rápido à eventuais falhas.

O professor geneticista é autor de alguns livros que ensina leigos a entenderem melhor este universo. Durante sua estada no Brasil e voltando ao presente, Boncinelli foi indagado a respeito de dicas e possíveis "receitas" para aumentar a longevidade, sem contar com alterações de cunho genético. A resposta? Simples e completa:

-Coma de tudo, mas com moderação. Pratique esportes, com moderação. Curta a vida e os prazeres que lhe oferecem, tudo com moderação. Use seu cérebro, sem moderação!

Aqui está a chave. Usar o cérebro sem qualquer tipo de moderação. O Sr. Boncinelli ainda acrescenta que este uso indiscriminado de nossa "massa cinzenta" deve ser iniciado o quanto antes, não esperando para os 30, 40 ou 70 anos. O professor ainda disparou: -Nunca abstenha-se de algo que lhe faz feliz e que mantenha você ocupado!

Muito produtivas as colocações. Pra mim, serviu como uma luva. Fazem todo o sentido e toda a diferença. Já diria a crendice popular que "cabeça vazia é oficina para o capeta". Vamos lá, fazermos o que gostamos, usar nosso cérebro sem moderação, viver mais e feliz. Ponto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário