segunda-feira, 5 de março de 2012

Preocupados

É o que, no mínimo meus amigos de Mondaí e região estão, neste início de 2012. Na pacata cidade de Porto Feliz roubos, assassinatos e outras ocorrências graves mobilizam autoridades e assustam a população. Fazia tempo que os colegas jornalistas não noticiavam tanta desgraça, tão perto.

Furto de veículo em plena luz do dia. Roubo em uma relojoaria no centro da cidade. Quadrilhas que roubavam veículos em Riqueza. Vigia assassinado a pauladas em Mondaí. Fogo na prefeitura municipal de Vicente Dutra, com indícios de ação criminosa. Em menos de 30 dias tivemos tudo isso. Talvez quem leia pense que é pouco, frente ao dia-a-dia de uma metrópole. Concordo.

Temos que considerar, porém, que em uma região como a nossa, principalmente formada por pequenos municípios onde praticamente não há desemprego e a desigualdade social é mais branda, a situação assusta e inspira cuidados. A população e a opinião pública clama por segurança. O pedido: -mais policiamento. 

Confesso que ainda estou digerindo os fatos dos últimos dias, mas adianto, sem exagero, que já faz tempo que não se toma nenhuma atitude relevante para garantir a segurança do povo. O assunto é polêmico, gera revolta e indignação, mas é agora, no calor da hora, que devemos rever alguns conceitos. Não deixemo-nos cair em zona de conforto e aguardar desgraças futuras. Policiamento, sim! Mas seria apenas remediar. Segurança se faz com atitudes além, bem além disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário