Já abordei o assunto antes, fazendo uma análise de sonhos (visualizações do inconsciente) e os objetivos "inalcançáveis" que, por vezes, taxamos de sonhos. Na revista VEJA da semana passada li uma pequena matéria que complementa aquilo que comentei na oportunidade. A noticia dava conta de um estudo desenvolvido por uma universidade e que trouxe um resultado interessante: a comprovação científica de que, para o cérebro, o sonho é realidade.
Sim, no momento em que o indivíduo sonha, o cérebro responde às "visões" como se estivessem realmente acontecendo. Para o cérebro, se, por exemplo, você sonha que está caindo ele imediatamente responde com impulsos do sistema de defesa, para que você não sofra danos com a queda. Todas as visões do sonho são interpretadas como realidade.
Talvez isso explique porque, quando crianças, sonhamos que estamos fazendo xixi e acordamos todos molhados. Neste caso o cérebro respondeu e acionou o dispositivo físico de evacuação. É brincadeira, claro, mas agora você já sabe, o nosso cérebro sofre bem mais que nós com sonhos ruins, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário