quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Para que servem os sonhos?

Já comentei aqui sobre os sonhos, aquelas vontades que julgamos estar longe de nosso alcance e que, para justificar nossa falta de empenho (quando algo material), chamamos de sonho. Hoje, porém, falo de sonhos de "verdade", aquelas revelações que nos surgem enquanto dormimos.

Há vários relatos de revelações importantes que aconteceram em sonhos. Também são incontáveis as vezes que temos sonhos inusitados, com "cenas" que nos fazem rir quando lembramos delas ao amanhecer. Li certa vez que os sonhos, aquela sequencia de imagens que por vezes parecem um longa-metragem, não duram mais do que 3 segundos. Há quem duvide, e eu também. Tamanha é a forma de que os sonhos me afetam durante uma noite de sono que fico a pensar: 3 segundos, ora bolas!

O pai da psicanálise, Sigmund Freud, em uma de suas publicações (A Interpretação dos Sonhos) afirma que o sonho manifesta, no sentido latente e simbólico, desejos de quem o sonha, tá aí o significado das coisas que queremos e não podemos ter (imediatamente). Na verdade sonhos tem interpretações científicas, religiosas, populares e por ai vai.

E os chamados pesadelos? Para que servem? Tomando por base de que intitulamos pesadelos os sonhos "ruins", quando sonhamos algo ruim temos então uma coisa boa, certo? Sim, porque, por exemplo sonho eu que acabado de ser assassinado, logo, por 3 segundos, termina minha estada terrena. Acordo e ressuscito, então. Que coisa boa, era um sonho. 

Tá, mas então, se sonho eu com algo muito agradável, quando acordo, voltando ao estado natural, tenho então a volta para algo ruim? É muito complexo. Se Freud não explica, eu também não. Mas o fato é, os sonhos podem influenciar o humor, o estado de espírito e, claro, o descanso na noite de sono.

Bons sonhos.

Um comentário:

  1. olá, gosto bastante do " imediatamente" hehhe pois me faz crer que ainda serão possiveis de realizar!!!abraço e bons sonhos pra vc tbem!

    ResponderExcluir