Eu considero bastante a chamada sabedoria popular. Tem coisas que os povos, no decorrer dos séculos, foram transmitindo para seus descendentes, afim de que tivessem o "conhecimento".
Já citei aqui no blog diversos ditos populares que são recheados de lições para a vida. Hoje vou me valer de uma superstição. Dizia minha avó que quando um pássaro pousa sobre a janela de sua casa, prepare-se, pois a sorte bateu a sua porta, ou melhor, sua janela.
A Foto não ficou boa, mas o que vale é a intenção.
Este simpático casal de pica-pau amarelo está nos visitando a cerca de uma semana. Não sou biólogo, mas pelo comportamento imagino que estejam na fase de acasalamento. Seu reflexo no vidro da janela faz com que "dancem" e, em alguns momentos, parecem querer intimidar o oponente refletido. A fêmea parece ser mais evoluída (normal). Já vi ela usar o reflexo do vidro para retocar a maquiagem e pentear o cabelo. Brincadeira. Bom, vamos conhecer mais sobre o bixinho. Ah, que eles tragam muita sorte!
A Wikipedia traz poucas informações sobre o bixo, mas já servem para conhecermos um pouco mais sobre a ave:
O pica-pau-amarelo (Celeus flavus) é uma ave da família Picidae com comprimento de cerca de 25 cm. Presente em toda a Amazônia brasileira e de Alagoas ao Espirito Santo, sendo encontrado também nos demais países amazônicos. Habita florestas ralas, plantações de cacau, florestas de várzea, capoeiras e florestas em áreas pantanosas. Vive solitário, aos pares ou em grupos de três ou quatro indivíduos, principalmente à altura do estrato médio. Quebra formigueiros no alto de árvores para comer as formigas, eventualmente alimentando-se também de frutos. Às vezes desce ao solo para apanhar insetos. O macho apresenta uma faixa vermelha nas laterais da cabeça, próximo à base do bico.


Nenhum comentário:
Postar um comentário