quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Princípios

Hoje pela manhã conversava com um amigo e falávamos de princípios, valores. Começamos nosso bate-papo e, claro, quando falamos de valores, princípios, conduta e ética, não demorou para falarmos de política. Política na sua essência, não a eleitoreira que estamos acostumados.

Falamos de política e foi inevitável "trazer" o assunto para dentro de nosso meio, nosso município. Comentávamos sobre pessoas que se envolveram e que foram praticamente obrigados a engolir alguns valores que tinham de berço para não sucumbir na mão de sanguessugas e aproveitadores eleitorais.

"O poder corrompe". O velho dito, cujo autor infelizmente é desconhecido, pode ser considerado ensinamento. É impressionante como pessoas de bom princípio não prosperam no meio político. Eles até se elegem, mas, se não dançarem conforme a música são banidos e descartados sem dó nem piedade.

Tenho um amigo que foi candidato a vereador e me disse: -Matheus, você me conhece bem, quero exercer com firmeza e ética a função de vereador. Minha campanha será limpa e de forma alguma trocarei votos por favores ou valores financeiros. 

Realmente sabia que o amigo era honesto e de bom caráter. Sabe o que ocorreu? Sequer se elegeu e votos dados como certos foram "comprados" ou trocados por favores.

Outro amigo que resolveu envolver-se no meio político teve mais sorte, se elegeu e fez um bom trabalho. Mas, sua firmeza, honestidade e senso de justiça o tiraram do poder rapidinho e lhe deixaram marcas difíceis de apagar. Perguntei a ele outro dia: -Irás se candidatar novamente um dia? A resposta foi descontraída: -Só quando estiver sofrendo de algum distúrbio mental grave. 

Forço uma resposta mais séria e ouço: -Não estou à venda, nem tampouco irei abandonar meus princípios de berço para contentar meia dúzia de inválidos que vivem para se beneficiar dos meios políticos.

Será que um dia isto muda? Será possível um dia a democracia, a política e os homens trabalharem pelo bem comum? Será possível um dia em que tenhamos pessoas preocupadas com seu próximo e não só com seu próprio umbigo? 

Tomara...

Nenhum comentário:

Postar um comentário