Em em mundo cada vez mais tecnológico e marcado pela liberdade de escolha, em todos os sentidos, eu, como um pai inexperiente, me agarro em alguns valores que a mim foram passados por meus pais e familiares e procuro semear princípios para a vida de minha filha. Ela só tem 10 meses e meio, mas, penso, educação é hábito e deve começar cedo, dentro de casa.
Tenho opinião formada no sentido de que a primeira escola é o lar, nossa casa. Pais e mães devem saber que educação vem de berço. Conheço muita gente que pensa que educar seus filhos é tarefa dos professores e de escolas. Também é. Mas princípios se aprendem, primeiro, em casa.
Longe de mim achar que sou dono da verdade e que minha forma de ser é a única correta. Acho que fórmulas perfeitas não existem, nem tampouco métodos infalíveis de educar crianças. Mas vos digo, se quiseres "estragar" os seus, receitas não faltam.
Uma das coisas que desejo que minha filha aprenda é amar e respeitar a natureza. No futuro quero que ela influencie sua família, seus irmãos e seus amigos a fazer o mesmo.
![]() |
| Na foto mamãe Carla, Pedrita e filhota Fernanda ao lado da recém plantada Canjerana |
A árvore em questão foi plantada na beira do Rio das Antas, em Mondaí-SC. A Canjerana (Cabralea canjerana) é uma árvore nativa. É encontrada em florestas de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul. É indicada para reflorestar áreas ciliares e/ou degradadas, por suportar períodos de inundações temporárias. Seu fruto serve de alimento para pássaros, peixes e pequenos mamíferos. É uma árvore de grande porte, podendo atingir 18 metros de altura e 100cm de diâmetro.
Embora a pequena Fernanda ainda não saiba o que estava fazendo naquele bosque em um tarde de domingo, em um futuro breve poderá ver que, mesmo sem saber, já estava contribuindo para um futuro melhor.

Nenhum comentário:
Postar um comentário